Blog

15/05/2023 in Locução Comercial

O que é um Locutor Comercial

o que é um locutor comercial

Um locutor comercial é um profissional responsável por criar e gravar mensagens publicitárias destinadas a rádio, televisão, cinema, internet e outros meios de comunicação. Sua função principal é transmitir informações sobre produtos, serviços, marcas e promoções de forma persuasiva e cativante, a fim de atrair a atenção do público-alvo e motivar ações, como a compra de um produto ou a utilização de um serviço.

O locutor comercial utiliza sua voz e habilidades de interpretação para transmitir mensagens de forma clara, convincente e atraente. Ele trabalha em estreita colaboração com redatores publicitários e produtores, que fornecem os roteiros e direcionamentos para as gravações.

Além de ter uma boa dicção, entonação e capacidade de transmitir emoções através da voz, o locutor comercial também precisa entender o contexto da mensagem e do público-alvo para adaptar sua entonação, ritmo e estilo de acordo com a proposta da peça publicitária.

Muitas vezes, os locutores comerciais têm estilos diferentes de acordo com o tipo de produto ou serviço que estão anunciando. Por exemplo, podem adotar uma abordagem mais descontraída e humorística para anúncios de produtos voltados para o público jovem, enquanto usam uma voz mais séria e profissional para anúncios de produtos relacionados a negócios ou serviços financeiros.

Onde um Locutor Comercial pode atuar ?

Um locutor comercial pode atuar em diversas áreas e meios de comunicação. Aqui estão alguns exemplos:

  1. Rádio: Os locutores comerciais são bastante comuns em emissoras de rádio, onde são responsáveis por gravar e transmitir anúncios publicitários durante os intervalos comerciais. Eles podem trabalhar em rádios AM, FM ou em rádios online.
  2. Televisão: Em emissoras de televisão, os locutores comerciais podem ser contratados para fazer a narração de comerciais de TV, programas, chamadas e vinhetas promocionais. Além disso, eles podem trabalhar em programas de televendas ou canais de compras, onde apresentam e promovem produtos.
  3. Cinema: Os locutores comerciais podem ser contratados para gravar e narrar trailers de filmes, comerciais exibidos em cinemas ou até mesmo para dublagem de personagens publicitários.
  4. Internet: Com o crescimento do marketing digital, há uma demanda crescente por locutores comerciais para gravação de vídeos publicitários, anúncios em mídias sociais, canais do YouTube, podcasts e outros conteúdos online.
  5. Eventos e apresentações ao vivo: Locutores comerciais também podem ser contratados para eventos ao vivo, como feiras, convenções, palestras e apresentações corporativas. Eles podem ser responsáveis por introduzir palestrantes, animar o público e anunciar produtos ou serviços durante o evento.
  6. Estúdios de gravação e produtoras: Muitos locutores comerciais trabalham em estúdios de gravação e produtoras, onde são contratados para gravar anúncios, vídeos institucionais, áudios para treinamentos corporativos, documentários e outros projetos audiovisuais.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

By browsing this website, you agree to our privacy policy.
I Agree